Último dia na Clínica de Dor

     Foi uma semana bastante cheia na clínica de dor Dr Chen. Após uma semana, à empatia inicial, somaram-se também o respeito e consideração. O Dr Chen, por ser um profissional com uma formação pouco ortodoxa, foi ensinado por um mestre, é um sujeito que carrega consigo inúmeras pérolas de conhecimento sobre a Medicina Chinesa.
    Apesar de tratar basicamente condições externas, seu discurso é recheado de importantes conhecimentos da medicina clássica chinesa. Ele sem dúvidas é um profissional impressionante. Atende cerca de 140 pessoas por dia, conhece cada uma delas e se preocupa com cada caso com um carinho fascinante. Nesse período de estágio tive também a companhia de três estudantes do curso de reabilitação (uma espécie de fisioterapia misturada com acupuntura e massagem) provenientes da universidade de Cheng Du. Foi interessante a troca. Conversarmos sobre as várias formas de tratamento e estabelecemos um contato rico e uma troca de fato muito valiosa. Apresentei a elas as agulhas com o mandril, tão utilizadas no Brasil e praticamente desconhecidas aqui.
      Elas se supreenderam tanto com a puntura indolor da agulha com o mandril, como com a minha habilidade de colocar agulhas sem ele. Para elas, ainda aprendizes, foi um verdadeiro espanto ver um ocidental colocar as agulhas com boa técnica. Elas me ajudaram muito na comunicação com o Dr Chen.

Dr Chen e eu

Dr Chen e eu

     A primeira semana de estágio foi sensacional. O estágio e o hospital são de uma qualidade altíssima. O Dr Chen e sua equipe me impressionaram muito. Nunca vi tanta paralisia facial na vida. E com tratamentos simples e eficazes, o Dr Chen se tornou um profissional reconhecido na China inteira e comanda uma das clínicas mais concorridas de Mianyang. Confesso que fiquei bastante emocionado nesse último dia. Estabeleci uma boa relação com o Dr Chen. Ao final do dia, ele escreveu um pequeno recado em meu caderno, reafirmando nossa amizade e seu desejo da popularização mundial da acupuntura. Foi realmente um enorme prazer e privilégio tê-lo conhecido.
     O próximo estágio é com a Dra Yuan, diretora do hospital e responsável pelos pacientes da neurologia e psiquiatria. Estou bastante animado e ansioso para conhecê-la.

Um Comentário

  1. Beto
    Postado em 07/07/2009 às 12:37 | Permalink

    Me entusiasma constatar o respeito e, sobretudo, o carinho que você está dedicando às pessoas com quem você tem se relacionado. Continue assim, agradecendo, sempre , a essas pessoas. Com isso você estabelecerá relações que, se mantidas, poderão ser úteis no futuro.

    Beijos
    Beto

Comente

Seu email NÃO será compartilhado. Campos obrigatórios *