Terceira Semana do Estágio

Na sexta de manhã acompanhei a Dra Kan, do serviço de cosmetologia. Dotada de  um inglês bastante razoável e bem compreensível. Aproveitei o bom inglês dela e a bombardeei com perguntas. Na China há pouquíssimos obesos, mas ela têm alguns pacientes que a procuram para diminuir as medidas. Perguntei tudo que queria sobre tratamentos para obesidade, rugas de expressão, acne e dermatites. Ela foi muito esclaredora e o que era pra ser uma rápida conversa levou todo o período da manhã. Ela respondeu todas as perguntas com muita atenção e eu ainda tive a oportunidade de ver o tratamento de alguns pacientes para perda de peso. O ambulatório feminino da cosmetologia é restrito à profissionais do sexo feminino, então ali eu não tinha permissão de entrar. No entanto, dois pacientes homens apareceram sem marcar e eu pude acompanhar seus tratamentos. A Dra Kan é uma profissional muito concensiosa e têm uma preocupação grande com o conforto e bem estar do paciente, coisa rara por aqui.

Na mesma sexta passei a tarde com o Dr He, acupunturista da seleção olímpica de futebol da China, que disputou os jogos de Pequim em 2009. O Dr He é um profissional de vasta experiência, cujo consultório fica sempre concorrido. Ele teve um cuidado enorme de me explicar tudo aquilo que fazia e conversamos muito sobre sua experiência nas Olímpiadas. Nos jogos da seleção, ele ia ao campo e oferecia tratamento aos jogadores antes, durante e após às partidas. Eu o segui novamente na quarta-feira e ele fez questão que eu colocasse várias agulhas. Aqui os pacientes já estão bastante familiarizados com o tratamento por acupuntura, sabendo o que esperar e as reações que devem ter quanto à puntura. A famosa sensação do Qi, é bem conhecida dos chineses em geral e perguntamos: “zhan, meiyou?”, algo como “chegou (o  qi) ou não?”. E uma das pacientes fez questão de voltar ao consultório para dizer que tinha gostado da minha puntura. Ou seja, agora posso dizer que sou testado e aprovado também pelos pacientes chineses! O Dr He me deu vários toques sobre a puntura sem o tubo, todas muito bem vindas.

Dr He e eu

Dr He e eu

Na segunda feira da terceira semana pela manhã, fiquei novamente com a Dra Yuan, realmente a melhor acupunturista que eu já vi. Acompanhá-la é sempre excelente. É realmente alguém para eu me espelhar. Ela é seguida por vários assistentes e há vários acupunturistas de hospitais menores que vêm aqui para acompanhar essas feras como a Dra Yuan, Dr He e o Dr Chen, para adquirir maior experiência. Se gente que estava do outro lado mundo como eu, vem aqui fazer o mesmo, porque não também eles, que estão aqui do lado. Ainda na segunda a Dra Yuan pediu pra eu colocar algumas agulhas e vimos novamente pulso e língua de todos os pacientes.

Ainda na segunda feira conheci o Dr Ai, chefe do quinto andar do prédio da internação. Único Phd do hospital o Dr Ai é especialista em síndromes de dor e é também uma figuraça. Ao chegar ele logo me ofereceu cigarro e chá. Dispensei o primeiro e aceitei o segundo. O Dr Ai gosta bastante de máquinas de manipulação vertebral que eles aqui possuem e pude acompanhar dois pacientes nessa máquina. utilizada em pacientes com hérnia de disco ela faz uma flexão de quadril seguida de rápidos movimentos de rotação do tronco. O processo todo dura uns 2 minutos. Após a procedimento o paciente deve ficar em repouso por três dias. Na quinta feira terei a oportunidade de ver como estão esses pacientes.

Dr Ai e sua máquina de torcer a coluna

Dr Ai e sua máquina de torcer a coluna

Na terça feira o terceiro andar do prédio de pacientes não internados estava uma confusão só. Vários pacientes nos corredores e dentro de duas pequenas salas. Mais de 100 pacientes compareceram para a técnica de tratamento para a asma e bronquite da Dra Wu. Essa técnica consiste no uso de um tipo de erva que é colocada nos pontos de assentimento no meridiano da bexiga, nas costas dos pacientes. Como asma e bronquite são consideradas doenças de “inverno”, seu tratamento é realizado no verão. O consultório da Dr Wu estava completamente lotado. Ela fica em uma sala fazendo as consultas cercada de gente por todos os lados. Na outra sala, quatro assistentes e uma enfermeira se encarregam de colocar a erva nos pontos prescritos pela Dra Wu. Que erva misteriosa é essa? ” É fitoterapia”, responde sorrateiramente a Dra Wu e a receita do tratamento, ela não dá, não vende e nem empresta.
Somente se vê a cabeça da Dra Wu, cercada pelos (im)pacientes

Somente se vê a cabeça da Dra Wu, cercada pelos (im)pacientes

A semana foi bastante agitada e continuo aprendendo bastante. Estou próximo do fim do estágio e muito satisfeito pela experiência. Tenho muito que agradecer à todos os acupunturistas do hospital, que me receberam com braços e coração abertos. Também quero deixar minha admiração pela compreensão e boa vontade dos pacientes, que deixam eu filmar, tirar fotografias e olhar pulso, língua, tocá-los, além das mil perguntas sempre na ponta da língua.
Amanhã estarei novamente com a Dra Yuan e o Dr Aí e me preparo para a viagem de sexta feira para Emei Shan e Leshan, dois dos três maiores lugares de visitação da China. Não vejo a hora.

3 Comentárioa

  1. Beto
    Postado em 07/15/2009 às 09:23 | Permalink

    Betinho

    Pela descrição que você está fazendo do seu estágio e dos contatos que você está tendo essa viagem é realmente fantástica e você está desfrutando ela de uma maneira integral. Fico muito feliz.

    Beijos

    Beto

  2. celso ferreira - tio 1/2 kilo
    Postado em 07/15/2009 às 17:15 | Permalink

    Betinho, como diria um amigo meu ” estes meus sobrinhos só trazem orgulho para a família.” Hoje almoçamos Claudio, Gisele, Amanda, Ana Claudia e Guilherme. Gisele e Claudio carregaram nos adjetivos quando falaram sobre vc. Gui falou a respeito de seu blog. Quando cheguei ao meu escritório procurei o site e gostei muito, muito mesmo do que vi. Carinhoso abraço, na certeza de que vc. ganhará e muito com esta experiência. Bjos do tio 1/2 kilo

  3. Silvia Pedroso
    Postado em 07/20/2009 às 22:15 | Permalink

    Olá, Betinho!

    Que bom que sua viagem parece estar sendo incrível! Acompanhamos tudo por aqui! Puxando a sardinha para meu lado, pegou aí umas dicas sobre olheiras com o pessoal da cosmetologia (hehehhe)?

    No mais, grande abraço e bom proveito!

Comente

Seu email NÃO será compartilhado. Campos obrigatórios *