Tempos de novas buscas



Após 6 anos de trabalho contínuo na ACTO, saio em busca de uma grande experiência. Uma nova viagem à China, que me orgulha e motiva muito. Escrevo essas linhas já em Beijing, já estabelecido e em processo de adaptação à cidade e à sua rotina.

Para todo acupunturista, uma ida à China representa retomar as origens. Uma busca à prática tradicional, em sua forma mais pura e mais evoluída. Para todo amante da Medicina Chinesa o aprendizado é sempre contínuo e infindo. Ir à China representa uma parte importante desse processo.

Estive pela primeira vez na China em 2009, por um mês, estagiando em um grande hospital de Medicina Tradicional Chinesa em Mianyang, província de Sichuan. Foi uma experiência excepcional. Lá pude acompanhar renomados e competentes acupunturistas em sua prática diária, com todos seus recursos e técnicas avançadas. Infelizmente, à época o tempo era curto e não pude ficar mais do que quatro semanas. Mas ainda assim, foi um momento que certamente muito me marcou e transformou como profissional.

Desde então fiquei completamente apaixonado pela cultura chinesa e pelo país. Voltar para mim, era não só mais uma questão profissional, mas também uma busca pela filosofia e modo de vida chinês, que tanto me conquistou.

Dois anos depois, aqui estou novamente. Dessa vez em Beijing, cidade cosmopolita e gigantesca, que acolhe e assusta. Em um lance de sorte incrível (que contarei em detalhes em outra oportunidade), consegui o contato do renomado acupunturista Wang Ju Yi, de 75 anos de idade. Troquei então os grandes hospitais por sua pequena clínica, localizada no subúrbio de Beijing.

Dessa vez toda a viagem foi planejada e decidida por mim e aqui cheguei sem nenhuma referência. A Núbia, que por aqui viveu por três anos, me passou várias dicas e informações necessárias para que me estabelecesse e fez (e ainda faz) o papel de guia à distância por vários momentos.

A primeira tarefa era conseguir um lugar calmo e tranqüilo para morar. Um trabalho nada fácil! Pesquisando por aqui, achei vários quartos e apartamentos para alugar. Uns bons apartamentos em regiões ruins, outros com preços impraticáveis. Visiteis uns também que só se cogita morar em pesadelo. Por fim, consegui um bom quarto em um apartamento já ocupado por dois estrangeiros, um jornalista cingalês e um búlgaro radicado nos EUA que faz seu trabalho de campo para seu PHD por aqui.

Além da sorte de ter encontrado sujeitos tão bacanas para dividir o apê, existe ainda o bônus de morar numa região incrível. Yonghegong é, além do nome da região, o nome de um importante templo budista tibetano. Além disso o lugar é rodeado por parques e o prédio fica bem no meio dos hutongs, ou vilas tradicionais chinesas, do tempo do império. Os hutongs serviam de moradia para a corte imperial e caíram em decadência no último século, dando lugar aos enormes prédios comunistas. É um grande emaranhado de casinhas que além de servirem de moradia, invariavelmente também servem de negócio, já que seus moradores usam a fachada da casa para venderem todo o tipo de buginganga. Desde comidas típicas de todos os tipos, pequenas lojas de conveniência até uma recém inaugurada sex shop (!?!).É uma região que vem atraindo muitos estrangeiros e se descaracterizando com sua invasão. A apenas cinco minutos da minha casa há uma delicatessen francesa, um restaurante mexicano.

Caminhando pelos Hutongs

Aos poucos vou me adaptando à essa nova realidade. Feliz por estar em um lugar tão especial e vivo. Aos poucos vou me esquecendo da rotina de descer a Contorno rumo ao Barro Preto e cada vez mais apegado à idéia de subir a rua Andingmen rumo ao metrô.

Esse é o início da minha mais longa jornada asiática. Aos poucos contarei sobre minhas experiências acompanhando o Dr. Wang, sobre a vida em Beijing e as curiosidades e peculiaridades dessa rica cultura milenar. Espero que consiga colocar em palavras todo o sentimento de felicidade e entusiasmo que sinto.

Dedico essa viagem à todos meus pacientes e colaboradores, que me inspiram e motivam continuamente. Estudar a Medicina Chinesa é uma obsessão que devo à todos que participam ativamente desse processo, numa troca que me faz crescer e melhorar.

28 Comentárioa

  1. Andresa Ventura
    Postado em 07/20/2011 às 14:33 | Permalink

    Olá Alberto, por compartilhar semelhante desejo, fico feliz por vc e por tudo que está conquistando. Apesar de não conhece-lo pessoalmente os tempos de “discutindo acupuntura” deu pra perceber que vc ama mesmo o que faz e ir a China (e morar por um tempo) é o ápice pra quem se dedica a esses estudos.

    Vou acompanhar seu blog e sempre ler suas experiências por ai.

    Abraço

  2. Cristiane
    Postado em 07/20/2011 às 15:38 | Permalink

    Parabéns Betinho!!! sucesso! escreve mais, pois vc tem dom pra isso,
    escreveu muito bem! Adorei….

    Abraço,
    Cris

  3. Claudio Ferreira
    Postado em 07/20/2011 às 19:48 | Permalink

    Muito bom Betinho.
    Já estamos acompanhando seus passos.
    Abraços .

  4. tati miranda
    Postado em 07/20/2011 às 21:53 | Permalink

    Betinho estava ansiosa por suas palavras iniciais em Beijing! Fico feliz e na torcida por uma bela experiencia por aí! Continue nos inspirando a uma nova ida ao nosso berço! Sorte amigo!
    Zhaomíng!!!

  5. Mariana
    Postado em 07/21/2011 às 09:24 | Permalink

    Que delícia Betinho!!!
    Fico feliz de vê-lo assim!
    Estou ansiosa pelos próximos posts…
    Um beijo grande!
    Mari

  6. Humberto
    Postado em 07/21/2011 às 09:47 | Permalink

    O texto está ótimo. Consegui sentir o cheiro do lugar. Continue nos dizendo suas impressões.

  7. Zofija Fonda
    Postado em 07/21/2011 às 12:43 | Permalink

    Alberto,

    fico feliz por vc estar aí tão realizado e cheio de planos e confesso que com uma pontinha de inveja.Rsss
    Tenho bons amigos que moram em Beijing e acredito que possam te dar um suporte e amizade. São pessoas especiais e todos da área da medicina chinesa! Procure-os e tenho certeza que vão te acolher com carinho.
    Paulo e Paula: paulomedchina@hotmail.com
    Rodrigo Frateschi: rodrigo.frateschi@hotmail.com (mesmo que filho meu…)
    Fernando Davino: estou sem o e-mail dele mas vc o encontra no orkut.
    Vou acompanhar sua jornada e te desejo tudo de melhor nessa experiência maravilhosa.
    Abração, Zofija

  8. Postado em 07/21/2011 às 13:47 | Permalink

    Obrigado Zofija, certamente irei procurá-los. Já conversei com a Paula, quando procurava apartamento. Logo irei buscar essa sua turma boa. Muito obrigado pelas palavras e pelos contatos!

  9. Zofija Fonda
    Postado em 07/21/2011 às 16:26 | Permalink

    Alberto, fiquei feliz de ve-lo realizar o sonho de todos nós que trabalhamos na área.
    Desejo que seu tempo aí seja maravilhoso e proveitoso em todos os sentidos.
    Tenho bons amigos que moram aí e poderão te dar suporte e amizade. Entre em contato com eles e tenho certeza que eles vão te acolher.
    Rodrigo Frateschi : rodrigo.frateschi@hotmail.com ( mesmo que um filho meu…)
    Paulo e Paula: paulomedchina@hotmail.com
    Fernando Davino: procure no orkut pois estou sem o e-mail dele
    São todos pessoas especiais.
    Um grande abraço e vou acompanhando no seu blog.
    Zofija

  10. Fabio
    Postado em 07/22/2011 às 14:06 | Permalink

    Caro Betinho,
    Que bom ve-lo ai feliz. Aproveite bastante. Estou torcendo para q posso dar uma chegada ai enquanto vc estiver por ai. Continue mandando noticias. Abs Fabio

  11. Postado em 07/23/2011 às 07:18 | Permalink

    Aproveite enquanto tem guia! Um grande abraço, logo sai o próximo.

  12. Raimundo Arruda
    Postado em 07/22/2011 às 14:16 | Permalink

    Salve Betinho.
    Excelente suas primeiras impressões sobre Beijing e suas expectativas quanto ao seu trabalho. Pelo que pude sentir, além de tudo teremos ótimas aulas de Historia da China.
    Sucesso.
    Raimundo Arruda e Maria.

  13. DANIEL PEDROSO
    Postado em 07/22/2011 às 14:23 | Permalink

    PARABÉNS , BOA SORTE !

  14. Eduardo
    Postado em 07/22/2011 às 15:29 | Permalink

    Caríssimo Betinho ,

    Parabéns pela forma pitoresca e instrutiva dos comentários !

    Alego-me com seu entusiasmo , Deus o Ilumine nesta caminhada ,

    Forte abraço,

    Eduardo.

  15. Postado em 07/23/2011 às 07:19 | Permalink

    Obrigado Eduardo, grande abraço!

  16. Ana
    Postado em 07/22/2011 às 21:57 | Permalink

    Betinho, muito legal as fotos, aproveite para aprender bastante aí e trazer novas técnicas para nós, Bjos grande, comemoramos a sua formatura hoje, comemos massaaaa!

  17. Postado em 07/23/2011 às 07:17 | Permalink

    Formei? Yes! Hen gaoxing!

  18. vinicius alvarenga
    Postado em 07/23/2011 às 20:18 | Permalink

    Betinho,

    Eh muito bom ver voce tao realizado e feliz !!!

    Aproveite todas as oportunidades e siga sempre seus sentimentos.

    Forte Abraço.

  19. Silvia
    Postado em 07/24/2011 às 16:23 | Permalink

    Ta tudo certo sempre ne Betinho?
    sinto que cada vez mais os caminhos se abrirao amigo…vc merece e sabe bem o que quer. me encontro profundamente emocionada com seu texto e vou acompanhar cada postagem sua com a intensao de ficar perto de vc amigo.

  20. Guilherme Machado
    Postado em 07/24/2011 às 18:36 | Permalink

    Fala Betinho, fico feliz que você esteja curtindo a viagem. Vou falar pro Coquinho te passar algumas dicas de como lidar com os chineses…hehehehe. Continuo sentindo falta de um acupunturista aqui em SP.
    Abração!

  21. Sheirla nunes
    Postado em 07/24/2011 às 19:25 | Permalink

    Meu querido.. quando nossos objetivos sao sinceros tudo conspira a favor.
    Vc ja esta ai e alojado.
    Sinto sua falta e muita, mas sei que seu crescimento e tambem um ganho para nos, por isso estarei sempre aqui torcendo e rezando para que vc seja muito feliz ai a alcance tudo que vc quer buscar.
    Beijos te amo
    Tia Sheirla

  22. Lud
    Postado em 07/25/2011 às 00:34 | Permalink

    ei Betinho,

    fico feliz em saber q vc esta bem encaminhado ai. sei mto bem como pode ser dificil se adaptar em um lugar novo e desconhecido e nada melhor do q um bom planejamento pra deixar vc todos nos mais tranquilos. bjo grde. Continue a mandar noticia.

  23. Eliane Capistrano
    Postado em 07/25/2011 às 15:17 | Permalink

    Olá Betinho,

    Parabéns,poucas vezes vi alguém tão estusiasmado.Desejo muita sorte, esteja bem!!!!!!!!!!!!!! Hoje voce me inspirou !!!!!!!!!!! Namastê

  24. GABRIELA FURTADO
    Postado em 07/25/2011 às 22:23 | Permalink

    Alberto,
    estou torcendo por vc! vou acompanhar seu blog.
    PS: estou bem melhor com as dores.
    Abraços!

  25. Postado em 07/26/2011 às 06:43 | Permalink

    Obrigado Gabriela! Que bom já está obtendo resultados. A tendência é ficar ainda melhor. Grande abraço!

  26. Helton Goulart
    Postado em 07/26/2011 às 16:11 | Permalink

    Ficamos muito felizes por você se adaptar bem a nova vida, lembre-se que “o trabalho para a evolução é solitário, mas os frutos são coletivos”, continue firme nos seus propósitos ai, estaremos aqui torcendo por você e compatilhando da sua alegria. Abraços! Helton / Fernanda

  27. Caésio
    Postado em 07/31/2011 às 22:25 | Permalink

    Grande amigo Betinho!

    Fico feliz que tudo está conforme seu planejamento. Continue dividindo suas experiências conosco! Grande abraço meu caro!

  28. Carol Sant'anna
    Postado em 08/03/2011 às 17:51 | Permalink

    Betinho! Adorei seu primeiro post e fico feliz que já esteja curtindo tanto sua mais nova experiência asiática. Obrigada por compartilhar conosco e aguardo mais novidades! Abraços

Comente

Seu email NÃO será compartilhado. Campos obrigatórios *