Segunda semana do estágio com vários acupunturistas

     Após uma semana na clínica de dor do Dr Chen, um anexo ao hospital de Medicina tradicional Chinesa, segunda feira foi o meu primeiro dia dentro do hospital propriamente dito. Esse complexo é formardo por dois prédios, um grande, de 15 andares onde ocorrem as internações e um menor, de 6 andares que recebe pacientes não internados.

     Pela manhã eu segui a Dra Yuan, vice-presidente do hospital e uma das profissionais mais comentadas e respeitadas pela equipe. Fomos direto para o trabalho, pois vários pacientes já a estavam esperando. Ela é simplesmente a acupunturista de técnica mais apurada que já vi. Somente naquela manhã vimos mais de 30 pacientes e ela é uma profissional excelente. Vimos pulso e língua de todos os pacientes, discutimos os mais importantes e ela me deixou bastante impressionado. Apesar de atender bem menos pacientes que o Dr Chen, a Dra Yuan trata basicamente de padrões internos, que necessitam de maior raciocínio e investigação. Várias pessoas da zona rural e de outras cidades vêm ao hospital só para se consultar com ela. É uma pena ela atender somente às segundas e quintas. Em alguns casos ela me perguntou sobre os padrões e fiquei feliz de tê-los acertados todos. Acompanhei-a também durante a manhã da quinta e a seguirei durantes as próximas semanas, em seus dias de atendimento.

 

Dra Yuan

Dra Yuan

     Durante todas as tarde desta semana fiquei no prédio da internação,  ao lado do Dr Lài, um exímio massoterapeuta e acupunturista e entusiasta de pontos extras que até então eu mesmo desconhecia. Tenho dois atlas de pontos e vários livros sobre eles, mas nenhum deles constam tais pontos extras! O ritmo é bem mais tranquilo, pois os pacientes estão internados e os atendimentos são distribuídos por todo o dia, de acordo com a necessidade. Com isso, aproveitei para encher o dr Lài de perguntas, sobre esses pontos extras, sobre Tuiná, sobre um interessantíssima técnica por ele aplicada, a “técnica do movimento”. O Dr Lai trabalhou bastante com as vítimas do terremoto que assolou Sichuan em 2008. Wenchuan, o epicentro do tremor que atingiu 7.8 na escala richter é um condado de Mianyang, que virou um centro de assistência às vítimas. Com muitas pacientes, com dores agudas e pouca gente para auxiliar o Dr Lai conta que pode colocar bastante em prática a técnica do movimento, utilizada para dores articulares agudas e que consiste na puntura de 1 a 4 pontos distais à articulação. Após alguns segundos, com os pontos ainda no corpo, a dor deverá ter sumido ou melhorado considerávelmente. Espero poder ver tal técnica na prática.

Dr Lài

Dr Lài

     No quarto e quinto andar do prédio da internação ficam as salas para acupuntura nos pacientes internados. Em alguns casos, o paciente é atendido em seu próprio leito. São vários acupunturistas e massoterapeutas, além de profissionais da reabilitação. Foi uma ótima oportunidade ver vários profissionais diferentes em ação, de várias idades, cada um com suas particularidades e habilidades. Todos são bastante prestativos e se entusiasmam com a paixão de um estrangeiro com a medicina chinesa.

     Nas terças feiras quem assume o consultório da Dra Yuan no prédio de pacientes não internados, é o Dr Lee, chefe do setor de neurologia do hospital. Também muito bom e um pouco menos concorrido, pôde responder à várias de minhas perguntas. Amanhã de manhã seguirei com ele novamente

Dr Lee

Dr Lee

.

 

     Durante a tarde de amanhã, ficarei com o Dr He, um especialista em dor que utiliza uma diferente técnica chamada Zhendao, ou agulha de faca, que mal posso esperar para conhecer.

     A próxima semana provavelmente seguirei esses mesmos acupunturistas e terei a oportunidade de conhecer melhor suas técnicas, seus métodos e ensinamentos. Só posso dizer que continuo muito animado e   feliz por estar aqui e ter a oportunidade de circular entre os grandes nesse lugar tão especial.

2 Comentárioa

  1. Lu
    Postado em 07/09/2009 às 15:54 | Permalink

    Fico muito feliz em vê-lo tão realizado, em poder acompanhar de longe, mas não menos atenta, essa experiência única, ciente do engrandecimento pessoal e profissional que certamente trará consigo na volta. Saudades…

  2. Beto
    Postado em 07/10/2009 às 14:16 | Permalink

    Olá

    Da mesma forma que a Luciana compartilho com ela a minha satisfação em vê-lo realizando seus sonhos. Bola pra frente.

    Bjs. Beto

Comente

Seu email NÃO será compartilhado. Campos obrigatórios *