Parques de Mianyang

     Os chineses aproveitam todo seu tempo livre para passear e relaxar. Todos os dias, ruas e praças estão lotadas. Nos finais de semana, ainda mais gente saí às ruas para se divertir.   Jovens, crianças e principalmente velhos, estão sempre praticando esportes, dançando ou mesmo, só conversando.
     Em Mianyang há dois grandes parques nas pequenas montanhas que cercam a cidade. Se pegar ônibus interurbanos é uma tarefa tensa para quem não fala a língua, os ônibus urbanos são muito tranquilos. Alguns dizem o itinerário em inglês e o motorista sempre se lembra do estrangeiro perdido e o avisa sobre o ponto certo em que deve descer.

     Primeiro visitei o Xi Shan Gong Yuan, ou parque da montanha do Oeste. Após subir uma longa escadaria, o parque têm jardins bem cuidados e no alto um pequeno pagode cujo topo caiu após o terremoto de maio passado. Ainda nesse mesmo parque, há uma praça para realização de eventos com uma grande casa com telhados de porcelana azul (interditada após o terremoto) , um pequeno templo budista e uma casa de chá, bem cheia, aliás. Consegui obter pouca informação sobre este parque. Não havia nenhuma placa em inglês. Mas sem dúvidas é um lugar muito agradável para se passar o dia.

O Pagode, com o topo destruído pelo terremoto

O Pagode, com o topo destruído pelo terremoto

O agradável clima de Xin Shan Gong Yuan

O agradável clima de Xin Shan Gong Yuan

     O parque da montanha do Sul ou Nan shan gong yuan, é bem maior e bem mais imponente. Possui vários templos e vários járdins e lagos construídos para homenagear um antigo administrados de Mianyang, cuja tumba está situada no parque. O paisagismo é muito cuidadoso e harmônico com a arquitetura dos prédios locais. O ambiente transmite uma sensação de paz e plenitude ao visitante, só abalada mesmo pelo calor e umidade escaldantes. Infelizmente, os prédios estão todos fechados, devido ainda ao terremoto de maio passado.

O templo de Nan Shan pode ser visto por toda a cidade

O templo de Nan Shan pode ser visto por toda a cidade

Os jardins e lagos de Nan Shan dão uma sensação de paz e tranquilidade

Os jardins e lagos de Nan Shan dão uma sensação de paz e tranquilidade

 

Nan Shan Gong Yuan

Nan Shan Gong Yuan

2 Comentárioa

  1. Lu
    Postado em 07/17/2009 às 01:38 | Permalink

    Uma cultura e arquitetura única, belas fotos e lugares ainda mais belos. Ocasiões como essa nos fazem viajar muito além de uma simples paisagem… Muitas descobertas, auto-conhecimento e luz em seu caminho!

  2. ilma
    Postado em 07/26/2009 às 21:34 | Permalink

    betinho sua viagem esta fantastica.que bom q vc e sensivel e pode sentir toda emoçao que este estagio vem lhe proporcionando. Beijos

Comente

Seu email NÃO será compartilhado. Campos obrigatórios *