Dúvidas frequentes sobre terapias orientais

O tratamento por Acupuntura dói?

Geralmente não. É comum sentir a puntura, mas as agulhas são feitas de aço cirúrgico e são finíssimas, inseridas rapidamente em um processo indolor. Durante a sessão o paciente não deve sentir dor nos locais punturados . É possível experimentar algumas sensações como peso, formigamento ou mesmo uma pequena coceira em determinados pontos, mas a dor não é uma sensação esperada.

As agulhas são descartáveis? Preciso levar minhas próprias agulhas?

Todas as agulhas utilizadas são esterilizadas, descartadas em recipiente adequado e fornecidas pela ACTO à seus pacientes. Saiba mais.

Quantas sessões precisarei fazer e com que frequência?

É necessário antes passar pela avaliação do profissional Acupunturista para poder definir estratégia detratamento, duração e frequência.

A Acupuntura é realizada somente com agulhas?

Os pontos e meridianos também podem ser estimulados por outros tipos de técnicas: pressão com os dedos, massagem, moxabustão ou ventosas. A Acupuntura pode ser conjugada ou substituída por essas técnicas.

Crianças e grávidas podem fazer Acupuntura?

Sim. Não existem restrições para crianças que aceitam bem o tratamento, principalmente a Aurículoacupuntura . Em gravidas há certos pontos que não são utilizados, principalmente naregião abdominal, no entanto, o tratamento é extremamente benéfico para várias queixas frequentesda gravidez, como enjoôs , dores nas costas e alterações de humor.

Pode ser associado à outro tratamento?

A Acupuntura pode ser feita tanto de forma isolada quanto associada à outro tratamento.

Existem efeitos colaterais?

A Acupuntura não deixa efeitos colaterais e em geral o paciente experimenta imenso bem estar após as sessões.

Devo acreditar na Acupuntura para que obtenha resultado?

A Acupuntura é uma ciência, bem estabelecida e com sua própria racionalidade médica. Sua eficácia independe da crença do indíviduo.

A Acupuntura é mística ou ligada à alguma religião?

Não. A Acupuntura é uma ciência baseada na observação da natureza, desenvolvida na China háaproximadamente 3500 anos. Ela se fundamentou por milhares de anos em estudos documentadose bem registrados, alguns utilizados até hoje como referência teórica. Estudos realizados há mais de 60 anos vem provando cientifícamente a eficácia e osmecanismos fisiológicos da Acupuntura.

Alberto Cantídio
Alberto Cantídio
Fisioterapeuta e Mestre em Acupuntura pela Universidade Tradicional de Medicina Chinesa de Tianjin, China. Professor de cursos de acupuntura em diversas cidades brasileiras, Portugal e Índia.
Saiba Mais
Acupuntura
Acupuntura
A Acupuntura é uma técnica milenar de cura chinesa que trabalha a harmonização da energia do corpo através da inserção de finíssimas agulhas em pontos espalhados por todo o corpo.
newsletter
Cadastre o seu endereço de e-mail para receber notícias e novidades da ACTO.